terça-feira, 24 de abril de 2012

Você sabe escrever ?



Comunidade Jovens Escritores


Quando você precisa escrever algo, produzir algum texto ou relatar alguma situação (coisas que acontecem no trabalho, e até mesmo em casa, na lista de compras) você pensa no leitor? Imagina que tem uma pessoa, em carne e osso, do outro lado da "linha", que verá suas palavras escritas?

Imagine um dia sem ir ao trabalho, o seu substituto precisa executar algum serviço que está “escrito” na sua agenda, como ele interpretará o que você pretendeu orientar? O que você fez foi produtivo, a pessoa entenderá e fará o que precisa ser feito?

Pensemos então na lista de compras, você não pode ir, pede para alguém te fazer o favor de comprar sua lista, como será que fará?

Quando escrevemos, precisamos pensar primeiramente no leitor, que é o nosso alvo da escrita.

Dicas para a boa escrita:

Procure ser claro, objetivo e breve (ainda mais se for um e-mail profissional)

Corrija seu texto, principalmente a ortografia. Em caso de dúvida com alguma palavra, faça a substituição por um sinônimo.

Após escrever algo, leia e se projete para o leitor a que se destina, tente imaginar como ele se comportaria lendo seu texto.

Não exagere na comunicação, evite a adjetivação, que consiste em “encher linguiça” sem nada ou pouco dizer. Lembre que em alguns casos, menos é mais.

Não invente. Se quiser utilizar alguma palavra que não conste na língua portuguesa, e isso for proposital, coloque entre aspas. Com isso, você estará dizendo que sabe que a palavra não existe e você está tendo senso de humor, utilizando o termo propositalmente.

E principalmente, respeite o seu leitor. Fale sobre o assunto obedecendo a regra:  começo, meio e fim.
Seguindo algumas regras básicas, tendo bom senso, certamente sua produção textual surtirá o efeito desejado. 
E eu? 
Consegui fazer você entender meu texto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade, desde que não seja palavrão, xingamento e qualquer forma de preconceito ou discriminação.