sábado, 28 de abril de 2012

A Grafia das Placas

Bom dia

Eu hoje (28/04/2012) estava lendo na internet sobre um livro que o jornalista José Eduardo Camargo lançou (leia aqui), chamado No País das Placas Malucas e estava pensando, que veio de encontro ao meu post sobre a importância de escrever bem.

É extremamente importante escrever bem, respeitar ortografia e concordância. E isso precisa ser ensinado principalmente para as crianças. 

Porém, isso não quer dizer que, as palavras com ortografia incorreta, não comuniquem também.

Além disso, acredito que uma das coisas mais importantes é a pessoa se conscientizar de que precisa fazer a diferença (para melhor), porque, se quisermos mudar o mundo, é preciso começar conosco mesmo.

O interesse por fotografar placas, segundo o jornalista, se deu nas inúmeras viagens que ele faz a trabalho, onde percebeu as diversas formas que o povo tem de se comunicar. 

Coco com acento, e no lugar errado. Leite com i no final, frases com duplo sentido, são exemplos de que o mais importante é comunicar, sem muita atenção à forma como isso acontece.



Tenham um excelente dia.

Nilva Lôbo

terça-feira, 24 de abril de 2012

Você sabe escrever ?



Comunidade Jovens Escritores


Quando você precisa escrever algo, produzir algum texto ou relatar alguma situação (coisas que acontecem no trabalho, e até mesmo em casa, na lista de compras) você pensa no leitor? Imagina que tem uma pessoa, em carne e osso, do outro lado da "linha", que verá suas palavras escritas?

Imagine um dia sem ir ao trabalho, o seu substituto precisa executar algum serviço que está “escrito” na sua agenda, como ele interpretará o que você pretendeu orientar? O que você fez foi produtivo, a pessoa entenderá e fará o que precisa ser feito?

Pensemos então na lista de compras, você não pode ir, pede para alguém te fazer o favor de comprar sua lista, como será que fará?

Quando escrevemos, precisamos pensar primeiramente no leitor, que é o nosso alvo da escrita.

Dicas para a boa escrita:

Procure ser claro, objetivo e breve (ainda mais se for um e-mail profissional)

Corrija seu texto, principalmente a ortografia. Em caso de dúvida com alguma palavra, faça a substituição por um sinônimo.

Após escrever algo, leia e se projete para o leitor a que se destina, tente imaginar como ele se comportaria lendo seu texto.

Não exagere na comunicação, evite a adjetivação, que consiste em “encher linguiça” sem nada ou pouco dizer. Lembre que em alguns casos, menos é mais.

Não invente. Se quiser utilizar alguma palavra que não conste na língua portuguesa, e isso for proposital, coloque entre aspas. Com isso, você estará dizendo que sabe que a palavra não existe e você está tendo senso de humor, utilizando o termo propositalmente.

E principalmente, respeite o seu leitor. Fale sobre o assunto obedecendo a regra:  começo, meio e fim.
Seguindo algumas regras básicas, tendo bom senso, certamente sua produção textual surtirá o efeito desejado. 
E eu? 
Consegui fazer você entender meu texto?